Hoje em dia, os melhores processadores estão sendo projetados em diversas formas, tamanhos e com vários orçamentos. É por isso que estamos aqui para te ajudar a encontrar o melhor processador de PC, além disso, ainda economizar tempo e dinheiro.

Você não pode perder as dicas importantes que a nossa equipe separou sobre os mais modernos e poderosos CPUs (Central Processing Unit) também conhecidos como processadores que acima de tudo, irão lhe ajudar muito quando for montar um computador ou dar um upgrade no seu, e assim, atingir o seu objetivo de conseguir o desempenho desejado.


Como Escolher o Melhor Processador para as Suas Necessidades

De maneira bem direta, isso depende para que você planeja utilizar o seu computador. Para jogar? Editar fotos e vídeos? Fazer modelagens 3D? Dependendo do que você pretende fazer, poderá definir quantos núcleos, qual a velocidade ideal e de quanto será o cache (falaremos mais abaixo sobre esses tópicos) ideal para o seu processador dado o seu uso.

Quando se trata de escolher o melhor processador devemos estar atentos a três fatores importantíssimos: desempenho, preço e por último, mas sem grande relevância o consumo de energia.

Entendendo as Gerações de Processadores

A cada ano, os fabricantes atualizam seus processadores com novas arquiteturas e recursos e quanto mais nova a geração, melhor o desempenho. Essas variações de arquitetura podem alterar velocidades de clock, consumo de energia e principalmente a performance de maneira geral desses dispositivos.

No entanto, com tantas opções para escolher e sabendo que nem sempre o mais caro é o melhor, vamos tentar facilitar esse processo para você. Portanto, pegamos as duas marcas e avaliamos as duas de maneira geral, entendendo suas diferenças e as explicando da maneira mais clara e simples possível.

Não é segredo que tanto a AMD quanto a Intel dominam disparadamente o mercado de processadores no mundo todo e por conta disso, foram as duas marcas escolhidas por nós.

Número de Núcleos (ou Threads)

O Núcleo do processador é a unidade de processamento que recebe instruções e executa cálculos e ações com base nessas instruções. Um núcleo é geralmente a unidade de computação básica do processador e um processador pode ter desde um até vários núcleos.

Um processador com dois núcleos são chamados de dual-core, enquanto que com quatro núcleos são os conhecidos como quad-core e assim por diante.

Os processadores utilizados nos computadores domésticos podem ter entre quatro a oito núcleos e com isso, a associação a ser feita aqui é que quanto mais núcleos um processador tem, mais informações ele recebe e consegue processar e com isso, melhor o seu desempenho.

Velocidade do Clock

As velocidades do clock são expressar em megahertz (MHz) ou gigahertz (GHz) e é quase certo que você já viu essas siglas em algum lugar. Esse valor indica o número de ciclos por segundo que o processador pode executar e assim, quanto maior a velocidade do clock, mais rápido o processador irá operar.

Cache

O cache nada mais é que uma pequena quantidade de memória RAM que está dentro da matriz do processador e tem a função de armazenar informações/operações e dados usados com frequência para acelerar tarefas repetitivas.

Temos um artigo dedicado também a listar e apresentar as melhores memórias RAM.

Existem processadores atualmente com até 20 MB de cache. Quanto maior for essa memória, mais tarefas podem ser armazenadas e portanto, mais rápido você conseguirá executar processos e tarefas no seu computador.


Overclock: Como Funciona e pra que Serve?

Um overclock é nada mais que uma configuração, que permite alterar dados do seu processador e da memória para rodar em velocidades mais altas que a original, de forma que assim vamos obter maior desempenho e poder de processamento.

Como exemplo, pense que você tem um processador que possua um clock de 2.80 GHz de fábrica; A partir daí, se você pegar esse processador e fazer um overclock, poderá alcançar até 3.80 GHz (isso varia do modelo do processador e da fabricante).

No entanto, esse é um processo bem arriscado, já que quando você aumenta a velocidade do processador, que veio configurado com um clock padrão, está forçando-o a executar mais operações por segundo e por conta disso, o processador irá superaquecer e caso você não possua um sistema de resfriamento adicional (mais coolers ou um sistema de watercoolers) o seu computador provavelmente irá desligar para evitar que o seu processador queime ou pare de funcionar.

É muito importante ao montar o seu computador – ou mesmo atualizar ele com novos componentes – verificar a compatibilidade do seu processador com a sua placa mãe. Temos um artigo especial onde avaliamos as melhores placas mãe.

Processadores Intel vs AMD: Qual a diferença?

Esse ano a rivalidade entre a AMD e a Intel está virando uma batalha bem interessante, com modelos super potentes que a cada geração vão ficando melhores ainda, apresentando grandes evoluções de uma geração para outra. Mas vamos a pergunta que não quer calar: Qual das duas fabricantes tem produzido melhores processadores? Intel ou AMD?

E apesar de muitos sites e notícias mostrarem pontos de vista diferentes nessa questão a nossa equipe permanece com a ideia de que  essas empresas estão focados em diferentes partes do mercado de processadores, sendo a Intel está mais focada em alcançar altas velocidades de clock, melhor eficiência energética e número de núcleo reduzido. 

Já a AMD opta por aumentar a contagem de núcleos e assim, aumentar o desempenho dos seus processadores, além de torná-los mais acessíveis ao público, com preços mais baixos.

Falando de processadores mais básicos e intermediários, a AMD ganha bastante destaque pois seus processadores dessas linhas em geral possuem melhor performance e preço que os similares da Intel, que por outro lado, domina o mercado dos processadores top de linha, conseguindo desempenho superior a maioria dos outros modelos.

Dentre vários pontos que as duas fabricantes se diferenciam, podemos ressaltar a questão de compatibilidade dos processadores com outros componentes, em que a Intel vence disparada por possuir melhor compatibilidade (em questão de drivers e suporte) com as placas Nvidia, sendo dessa forma, mais recomendados para usuários que realizem tarefas mais pesadas como edição de vídeos, fotos, modelagens 3D e jogos mais pesados.

Confira também o nosso artigo onde apresentamos quais são os melhores processadores para jogos.

Por outro lado, apesar da AMD apresentar alguns “probleminhas” de compatibilidade, é mais recomendada para aqueles usuários mais hardcore que fazem overclock em seus computadores.

Como medir o Desempenho de um Processador?

Uma das formas que mais recomendamos ao decidir que processador comprar é analisar tabelas Benchmarks como essa que quantificam o processamento de uma série de processadores e fazem comparações entre eles, conseguindo eleger dessa forma qual processador é superior a outro e assim por diante.

Outra forma muito comum e mais “específica” de se comparar o desempenho e diversos fatores (como preço, tempo de lançamento e até análises de usuários) é utilizar sites como o User Benchmark, que compara os processadores e ainda consegue mostrar qual a compatibilidade desses dispositivos com outros componentes.

Nomenclatura de Processadores: Intel vs AMD

Para facilitar a sua vida a nossa equipe montou um infográfico para ficar mais fácil e simples de entender as diferenças entre as diversas siglas (e são muitas hein) e como identificar os melhores modelos disponíveis no mercado.


  • Intel Core i9 10900
  • AMD Ryzen 9 3900X
  • Intel Core i5-8400
  • Intel Core i7 9700K
  • Intel Core i3 10100
  • AMD Ryzen 7 3700X